Mais cedo ou mais tarde, todos os negócios modelados até o final do século XX precisam ser pelo menos revisados para aproveitar as modalidades atuais do mundo digital e também para se manterem saudáveis. Adaptar-se a novas ferramentas e mudanças vividas no bojo do Espírito do Tempo que vivemos hoje é um movimento óbvio que se encaixa na era da Revolução Digital.
Mudanças rápidas e inevitáveis
Existem tantas revoluções em andamento no mundo de hoje que é impossível listá-las em pontos finais, mas algumas estão aí claramente expostas:
Comércio Eletrônico - São tantos os indicadores que apontam para o crescimento do mercado de e-commerce que é impossível deixá-lo passar. Espera-se que até 2030 (daqui a 5 anos) 95% das pessoas do mundo estejam comprando em plataformas eletrônicas. Esse fato é tão importante que, embora os negócios físicos e presenciais não estejam em perspectiva de extinção, a maioria deles passará por aplicativos de comércio eletrônico e agentes de inteligência artificial. Haverá exceções? Sim! Mas estas terão sua saúde mediada por ferramentas digitais que continuarão a informar o público sobre serviços e produtos, localização, disponibilidade e preços.
O comércio eletrônico está sendo fortalecido pela conjunção de vários fatores:
Maior penetração da Internet: Com mais pessoas tendo acesso à Internet, especialmente nos mercados emergentes, o número de consumidores online continuará ascendente. Atualmente, cerca de 81% dos brasileiros têm acesso à internet. Esse número é impulsionado pela expansão da infraestrutura de telecomunicações e pelo aumento do uso de dispositivos móveis. Em 2023, 74% dos negócios eletrônicos realizados no Brasil passaram por telefones celulares. Em 2023 o faturamento do Comércio eletrônico cegou perto de USD 6 trilhões e deve continuar crescendo a uma taxa perto de 40% até 2027.
Melhorias na logística e entrega: Avanços nas tecnologias logísticas e entregas mais rápidas e eficientes são o "milagre" do comércio eletrônico. Um breve sobrevoo nas plataformas de e-commerce mostra a gigantesca evolução dos negócios nesta área.
Personalização e IA: O uso de inteligência artificial para personalizar a experiência de compra vem aumentando a satisfação do cliente e, consequentemente, as vendas. Em 2023 as campanhas de marketing com relacionamento direto com o cliente (omnichannel) cresceram 494% em relação ao multicanal.
Vários setores recebem grandes contribuições desses canais, por exemplo, a moda com suas divisões multifacetadas – marcas de alto valor, entrantes, experimentadores de ideias e produtos, modelos de negócios de baixo e alto volume e tamanho de capital se lançam e se reforçam nas redes de relacionamento da Internet todos os dias. Em 2024, as vendas de moda online no Brasil devem ficar em torno de R$ 45 milhões. No mundo, deve chegar a US$ 800 bilhões contra um total de US$ 651 bilhões em 2023.
E sem dúvida, as plataformas de fornecimento e as plataformas de e-commerce (marketplaces) são os meios mais eficiente para viabilizar e multiplicar vendas unitárias dia a dia. Parece impossível pensar sobre os assuntos do mundo comercial a partir de agora ignorando a clareza desses fatos.
Referências:
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